Pular para o conteúdo principal

Lista de Leitura; Parte 1 - Criando o hábito da leitura.


    Na publicação passada eu contei minha jornada para elaboração de uma lista de livros, e de como ela foi evoluindo até eu chegar à conclusão de que ela precisava ser mais simples (para saber mais recomendo a leitura aqui).


    Então finalmente vou iniciar a lista, a ideia é criar um guia de leitura principalmente para aqueles que não tem o hábito de ler livros.
    Lembrando que esta lista é baseada nas pesquisas e conversas anteriores que tive, então muitos aqui eu também não li, porém espero que estejam bem colocados.

    Mas então, vamos começar trazendo o gosto pela leitura? Com livros fáceis, rápidos e divertidos?
Para essa primeira etapa selecionei alguns livros infantis, crônicas, contos, livros curtos etc. 
   
    A regra aqui é simples, escolha pelo menos três desses livros para ler, tente separar um momento diário para isso, seja antes de dormir ou ao acordar, naquelas aulas chatas, no almoço do trabalho, enfim...  O interessante é que você leia pelo menos três desses livros, para ir criando o hábito e gosto pela leitura.


LIVROS PARA COMEÇAR A LER:
(Escolha pelo menos 3)


    Agora que você já sentiu a excelente sensação de uma gostosa leitura, e já começou a criar o hábito, é um ótimo momento para experimentar outro gênero literário, o considerado mais antigo de todos: os poemas/poesias.

    Como eu disse em meu post anterior aqui no blog, eu considero esse um gênero um pouco mais difícil, já que as escolhas das palavras e construção das frases costumam ser feitas mais por estética do que pela clareza da mensagem, então se você não tem costume com este tipo de leitura, não desanime no início se parecer estranho, pense que é como ler uma letra de música e não necessariamente uma história convencional.

    De qualquer forma, como na etapa anterior, tentei selecionar textos para iniciantes no gênero, sugiro aqui que escolha pelo menos 2.


POEMAS/POESIAS PARA SE HABITUAR:
(Escolha pelo menos 2)


    Se tudo der certo já tomamos o gosto e o hábito da leitura, e já nos habituamos a prosa e poesia, que tal partirmos agora para não ficção? Os critérios são os mesmos que os anteriores, recomendo que escolham pelo menos 2 que lhes interessarem mais.


LIVROS FÁCEIS E INTERESSANTES DE NÃO-FICÇÃO:
(Escolha pelo menos 2)

    Existem outros tipos e gêneros de leitura, mas acredito que esta lista já é o suficiente para nos habituar com os principais, além de nos tornar acostumados com o hábito da leitura.

    Então se preparem, pois, na minha próxima publicação da Lista de Leitura, teremos as leituras base, que são as leituras "obrigatórias" para uma melhor formação como leitor e maior aproveitamento do que será lido, são livros que nos introduzem aos conhecimentos básicos da humanidade, que podem nos ajudar a sermos autodidatas, nos preparar para absorver melhor a cultura e entender melhor o mundo em nossa volta e os textos que leremos, é onde eu considero o verdadeiro início da lista, espero então que gostem e continuem me acompanhando nessa jornada de leituras!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie é o filme mais MGTOW, ANTI-FEMINISTA e "LITERALMENTE EU" que eu já assisti!

E se eu pedisse para você imaginar que um homem e executivo fosse o produtor de um filme sobre um dos seus produtos. Produto esse que fosse símbolo da imposição capitalista dos padrões de beleza considerados opressores as mulheres, ainda expusesse isso no filme, representando a si mesmo e sua companhia como exploradora das mulheres através de um falso discurso de empoderamento bolado por um grupo de homens. Ainda neste filme mostrasse as feministas fazendo bully, mostrasse falhas em seus argumentos, e retratasse-as como mimadas e choronas, mostrando que as mulheres amam o patriarcado e que no final preferem morrer do que viver em um mundo dominado pelas mulheres. Você me diria que este filme iria ser um fracasso, super criticado pelas mulheres, que seria cancelado, que o produto retratado seria boicotado, as feministas entrariam em ira, correto? Pois na realidade isso aconteceu, exceto que foi um sucesso comercial , super elogiado pelas mulheres, sendo impulsionado nas redes sociais ,

Lista de Leitura; Parte 2 - Livros Base

Bem-vindos à parte 2 da série "A Lista de Leitura" aqui no blog!  Agora a coisa fica séria, não recomendo você seguir o que recomendarei aqui sem ter criado o hábito da leitura antes, e para isso você pode fazer o exercício que proponho  na parte 1  dessa série, pois desta vez trago uma seleção de livros "obrigatórios" que serão fundamentais para o entendimento completo das futuras leituras e para a formação sólida como leitores. E mesmo tentando manter um tom leve e introdutório, por serem livros de formação não tive como fugir de alguns que vão exigir bastante, verdadeiros estudos para que após absorvidos nos ajudem a aproveitar melhor os livros que ainda virão. Para compor essa parte eu refleti em qual o objetivo dessa lista de livros que estou fazendo, afinal, para descobrir os fundamentos de algo, é necessário conhecer seu propósito. Decidi que a pretensão para esta série é guiar a mim e aos leitores a uma ordem de leitura que nos entretenha, desenvolva nossas

A breve história de uma lista

 Oi, meu nome é Felipe e eu sou viciado em listas! Vivo fazendo listas, e uma das que eu mais me demorei e dediquei foi uma de leitura, para um clube do livro que tinha com amigos, eu claramente me empolguei e passei anos estudando e alimentando a lista, tentando fazer uma lista definitiva de livros para ler e é a história dela que vou contar agora para vocês. No início da lista eu apenas peguei recomendações dos membros do grupo e coloquei, sem uma ordem definida, numerando apenas para sortear a cada mês para lermos no tal clube.  Parecia uma ideia boa, mas não demorou muitos livros sortidos para notar que existia um problema, afinal não é fácil iniciar um clube do livro entre amigos onde a maioria não tinha o hábito da leitura, ou já fazia tempo sem ler um livro até o fim, com Ficções de Jorge Luis Borges. Então a solução óbvia que apareceu foi arrumar a lista em uma ordem de leitura, para começar com os livros mais fáceis e introdutórios, e daí então ir evoluindo as exigênci