Pular para o conteúdo principal

A breve história de uma lista

 Oi, meu nome é Felipe e eu sou viciado em listas!

Vivo fazendo listas, e uma das que eu mais me demorei e dediquei foi uma de leitura, para um clube do livro que tinha com amigos, eu claramente me empolguei e passei anos estudando e alimentando a lista, tentando fazer uma lista definitiva de livros para ler e é a história dela que vou contar agora para vocês.

No início da lista eu apenas peguei recomendações dos membros do grupo e coloquei, sem uma ordem definida, numerando apenas para sortear a cada mês para lermos no tal clube.

 Parecia uma ideia boa, mas não demorou muitos livros sortidos para notar que existia um problema, afinal não é fácil iniciar um clube do livro entre amigos onde a maioria não tinha o hábito da leitura, ou já fazia tempo sem ler um livro até o fim, com Ficções de Jorge Luis Borges.

Então a solução óbvia que apareceu foi arrumar a lista em uma ordem de leitura, para começar com os livros mais fáceis e introdutórios, e daí então ir evoluindo as exigências que cada livro pedia junto com nosso hábito.

Foi aí que minha empolgação por fazer listas atacou, afinal, deixou de ser uma simples coletânea de recomendações para se tornar um estudo, a lista precisava de uma metodologia!

Comecei a pesquisar livro por livro dos recomendados e ler resenhas, ver número de páginas, ano de publicação, assuntos abordados, para medir a complexidade e ordenar de maneira mais acessível, mas como se isso já não fosse um trabalho hercúleo por si, óbvio que não parei por aí, a minha listomania já havia me invadido, e comecei a pesquisar na internet novas recomendações para acrescentar, vi outras listas, de pensadores, leitores, editores, escritores, comprei livros sobre a história da literatura, sobre os livros mais influentes, pesquisei os melhores livros de cada área do conhecimento, e por aí vai, fui filtrando e acrescentando tudo que parecia interessante, e para vocês terem noção do quanto me empolguei, no final de alguns anos juntando recomendações terminei com uma lista de 975 livros dos mais diversos tipos.

Mas o problema só começaria mesmo agora, quando após dizer chega nos acréscimos era a hora de organizar isso tudo em ordem de leitura, pensei em várias maneiras, a primeira que passou pela minha cabeça foi colocar simplesmente em ordem cronológica de lançamento, porém isso não resolvia o problema primordial que fez eu começar, a acessibilidade da leitura, posso não ter lido nem 90% de todos esses livros ainda, mas tenho quase certeza que é mais fácil por exemplo, começar com O Pequeno Príncipe de 1943 do que com a Ilíada do século VIII a.C.



Para exemplificar o problema que eu me meti vamos usar esse exemplo da Ilíada de Homero, é um poema épico com 15693 versos em hexâmetro datílico, comumente com mais de 500 páginas, escritos em uma língua literária artificial, nunca de fato falada, composta por uma grande mistura de dialetos.

É um poema que recontava histórias já conhecidas no contexto local da época, onde a tradição oral era passada pelos Aedos (artistas que recitava epopeias enquanto tocavam lira), possui um vasto número de personagens, entre eles muitos personagens históricos e muitos deuses da mitologia grega.

Ou seja, para uma leitura mais proveitosa é importante já conhecer a mitologia grega, também é interessante saber o contexto histórico da época, os valores, cultura e costumes do povo na Grécia daquela época, além disso, por ser um poema, e eu e meu grupo de amigos não estarmos habituados a esse tipo de leitura, pois no geral toda nossa leitura até então tinha sido em prosa que é um tipo diferente de leitura, lembrando que o poema é rítmico e para tal muitas vezes se fazem escolhas sonoras e artísticas para se contar uma história podendo assim mudar a lógica comum de construção das frases.




                Isso sem entrar nas traduções disponíveis, qual a complexidade delas, e quanto as notas de rodapé? Enfim, são muitas variáveis para se analisar a complexidade dessa obra, ainda mais sem sequer ler ela, mas algumas conclusões podiam ser tiradas, como por exemplo, seria melhor nos habituarmos a ler poemas, começando por menores e mais acessíveis antes de partir para essa empreitada, também seria interessante já termos lido algum livro que nos apresentasse a mitologia grega, já que Homero escreveu para um público que ele assumiu que já era familiarizado com isso etc. Isso nos faria ler livros mais modernos, como O Livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch publicado em 1855 d.C.

                Então a ordem cronológica já não era a opção, pelo menos não a única, cheguei à conclusão que deveria analisar cada um dos mais de 900 livros nos seguintes méritos: Complexidade da escrita, complexidade do tema, assuntos abordados, referências feitas, acessibilidade das traduções, número de páginas, tipo e gênero literário e o ano de publicação.

                Não preciso dizer que analisar tantas coisas sem sequer ler o livro é no mínimo maluquice, mas eu não desisto fácil de uma lista! E tentei!

                Primeiro separei por gêneros literários, o que já foi difícil já que muitos livros são uma mistura de diversos gêneros, depois ano de publicação, depois comecei a facilidade e importância dos temas tratados em relação aos outros livros...

                 É claro que quanto mais eu progredia na lista mais eu notava que era um trabalho impossível, e claro que no meio das pesquisas iam surgindo novas recomendações que eram acrescidas, mas também mais trabalho eu já tinha tido e mais dias tinha investido nisso, e por isso me recusava a parar.

                Mas não teve jeito, o que era para ser uma simples lista de leitura para um clube de amigos, se tornou um trabalho hercúleo de mais de 2 anos e que parecia nunca ter fim, e claro, enquanto isso o clube do livro entrou em hiato e eu me recusava a ler um livro sem saber qual a melhor ordem para se ler ele. Estava na hora de dar um fim nisso e eu ergui a bandeira branca!

                Na verdade, mais ou menos, porque eu ainda estou obcecado com uma lista de leitura, uma ordem que torne tudo mais proveitoso, apenas aceitei que é impossível para uma pessoa só fazer uma lista perfeita como eu estupidamente tentei, e por isso decidi simplificar a questão, mas não abandonar.

                Primeiro eu vou reduzir o número de livros, o que eu sei que já vai ser difícil, depois separar por gênero e grosseiramente por facilidade de leitura, com isso quero dizer que não vou mais tentar fazer uma análise minuciosa do livro, vou apenas partir do velho e bom preconceito, julgando apenas pelo o que o livro parece ser, em alguns casos não vai ser difícil, como a comparação entre O Pequeno Príncipe e Ilíada que fiz anteriormente, e para os que eu ficar em dúvida ou não fazer ideia do nível de dificuldade eu vou apenas colocar em ordem cronológica e pronto.

                Depois que essa lista estiver pronta, eu vou com o tempo e aos poucos adicionando novos livros a ela, já sabendo mais ou menos onde encaixar, sem a pretensão de logo de cara ter uma lista definitiva de todos os livros.

                Quem saiba assim eu não possa reiniciar o clube do livro, ou pelo menos reiniciar minhas leituras sem ter a preocupação se estou começando pelo livro certo ou não.

                Bom, essa foi uma demonstração da minha noia com listas dando o exemplo de apenas uma das centenas que eu faço, obrigado por ler o relato da jornada estupida de um homem que se deu o trabalho de a contá-la, espero que no mínimo vocês tenham se entretido de alguma forma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie é o filme mais MGTOW, ANTI-FEMINISTA e "LITERALMENTE EU" que eu já assisti!

E se eu pedisse para você imaginar que um homem e executivo fosse o produtor de um filme sobre um dos seus produtos. Produto esse que fosse símbolo da imposição capitalista dos padrões de beleza considerados opressores as mulheres, ainda expusesse isso no filme, representando a si mesmo e sua companhia como exploradora das mulheres através de um falso discurso de empoderamento bolado por um grupo de homens. Ainda neste filme mostrasse as feministas fazendo bully, mostrasse falhas em seus argumentos, e retratasse-as como mimadas e choronas, mostrando que as mulheres amam o patriarcado e que no final preferem morrer do que viver em um mundo dominado pelas mulheres. Você me diria que este filme iria ser um fracasso, super criticado pelas mulheres, que seria cancelado, que o produto retratado seria boicotado, as feministas entrariam em ira, correto? Pois na realidade isso aconteceu, exceto que foi um sucesso comercial , super elogiado pelas mulheres, sendo impulsionado nas redes sociais ,

Lista de Leitura; Parte 2 - Livros Base

Bem-vindos à parte 2 da série "A Lista de Leitura" aqui no blog!  Agora a coisa fica séria, não recomendo você seguir o que recomendarei aqui sem ter criado o hábito da leitura antes, e para isso você pode fazer o exercício que proponho  na parte 1  dessa série, pois desta vez trago uma seleção de livros "obrigatórios" que serão fundamentais para o entendimento completo das futuras leituras e para a formação sólida como leitores. E mesmo tentando manter um tom leve e introdutório, por serem livros de formação não tive como fugir de alguns que vão exigir bastante, verdadeiros estudos para que após absorvidos nos ajudem a aproveitar melhor os livros que ainda virão. Para compor essa parte eu refleti em qual o objetivo dessa lista de livros que estou fazendo, afinal, para descobrir os fundamentos de algo, é necessário conhecer seu propósito. Decidi que a pretensão para esta série é guiar a mim e aos leitores a uma ordem de leitura que nos entretenha, desenvolva nossas